Histórias Reais

O casamento econômico da Fernanda e do Maicon

O casamento da Fer e do Mike (sim, já me sinto íntima) era exatamente o que a gente precisava pra começar essa coluna aqui no blog.
Isso porque tudo o que a gente quer aqui é inspirar outras noivas e fazê-las acreditar que é possível fazer um casamento lindo e econômico, que é possível realizar esse sonho gastando pouco!

O casamento aconteceu em 29/03/2019 pela tarde em um casamento comunitário em Curitiba e à noite eles fizeram a troca de votos e celebraram a união.

A Fernanda contou que eles estavam bem apertados de grana por questões profissionais, mas não desistiram e compartilhou mais detalhes aqui no blog:

Sobre a decoração, teve muito DIY? Vale a pena fazer?

A decoração foi feita 100% por nós. Durante muito tempo, angariei caixotes pelas ruas, garrafas de vidro, e também um carretel pequeno (rolo de fio elétrico) e paletes. Como foi no quintal de casa, usei minha própria mesa que já é bem rústica, enfeitei as garrafas, não modifiquei nenhum caixote, enrolei o carretel com corda, fiz uma estrutura de cano de PVC para o fundo da mesa, confeccionei formas geométricas que todos me perguntaram como eu soldei, mas o material foi palito de churrasco, cola quente e spray cobre, rs.

Fiz o bolo fake, meu próprio buquê, usei pequenas toalhas de renda para apoio dos centros de mesa e uma toalha de renda maior para a mesa do bolo. Em vez de toalhas de mesa, usei TNT.
O convite, RSPV e instruções, convite dos padrinhos eu fiz tudo pelo app Canva (tem tutorial aqui no blog de como fazer convite pelo Canva.com)

As lembrancinhas foram pacotinhos de suspiros e quando eu entregava aos convidados dizia “espero ter arrancado suspiros de vocês”. Usei alguns itens de cobre que eram da minha avó materna, foi uma maneira de sentir que ela estava lá de alguma forma.

Fiz um varal de lâmpadas, e abusei de luzes de LED, por ser externo e à noite. Valeu a pena fazer, porque eram detalhes que sonhei por muito tempo, afinal foram quase 9 anos imaginando. Gosto muito de DIY e como temos 4 filhos pequenos, sempre faço a decoração das festinhas deles. Claro que o casamento causou uma preocupação muito maior, mas não seria coisa minha se não fosse dessa forma, haha.

E o que foi servido no seu casamento?

O cardápio foi espetinho! Espetinhos de sabores variados, teve pão de alho com molho caseiro, maionese, refrigerante, cerveja, docinhos maravilhosos (gourmet mesmo, pedi apenas um doce fino) e bolo caseiro também.

Você teve ajuda de amigos e familiares?

Siiim. Minha irmã me deu os docinhos, minha mãe fez o bolo, uma amiga fez a maionese deliciosa, uma outra fez o pão de alho, que foi um sucesso, e uma trouxe uma variedade de molhos para os espetinhos. Até a maquiagem foi uma amiga que cedeu e me ensinou, pois fui eu que me arrumei. O meu vestido ganhei, junto com alguns acessórios e só precisei fazer alguns ajustes e modificações nele.

Tive ajuda dos amigos pra arrumar tudo pois os horários foram BEM diferentes do previsto. Foi tudo arrumado correndo, uma verdadeira força tarefa. E também tive ajuda dos padrinhos antes de tudo, na correria dos documentos para o casamento civil, que não foi nada fácil. Cada um dos convidados trouxe bebidas e também revezaram para assar os espetinhos, até mesmo o som e a organização da minha entrada, tudo com a ajuda dos amigos.

Vocês contrataram assessoria?

Inicialmente, o casamento seria em outra data, outro local, e eu já tinha uma assessoria. Porém nós não estávamos felizes em celebrar nesse modelo mais tradicional, e foi de uma hora para outra que simplesmente decidimos, em uma conversa repentina, desistir do que havíamos planejado, e fazer mais íntimo, no quintal de casa, etc. Na hora que estávamos falando sobre isso, nos emocionamos ao imaginar como seria e isso nos fez ter certeza que estávamos fazendo o certo. Havíamos reservado um salão e pagamos um sinal pela reserva, a entrada da decoração, entrada do serviço de churrasco e das fotos.

Por fim, com a mudança de planos, não fechei o cerimonial, expliquei para a empresa do serviço de churrasco e ela me deu essa super opção dos espetinhos, foi super 10 pois eu estava ‘quebrando’ o contrato de certa forma. Mudei o pacote de fotografia, a fotógrafa é minha amiga de infância/adolescência, o trabalho dela é maravilhoso, e ela foi muito querida, facilitadora, sem contar que deu muita ajuda que sem isso, eu sentiria falta de uma assessoria.

Teve algo “fora do padrão” no seu casamento?

Seria mais fácil dizer o que foi tradicional nesse caso, haha. Pra começar o dia, saímos atrasados, vestidos para a cerimônia do civil em cima da moto, um contraste que é a nossa cara. Isso foi algo que ficou cravado na nossa memória. Foi um dia corrido! Mas teve a minha entrada (que foi com o tio do meu marido), os votos, troca de alianças e eu joguei o buquê. O resto não foi nada tradicional.

Teve alguma coisa que deu errado ou que você não faria de novo?

Aconteceram imprevistos com o horário, com a minha bolsa que esqueci no parque na hora das fotos, teve o tempo instável de Curitiba que me impediu de deixar a mesa de doces disponível desde o início e também um problema com a iluminação (com uma extensão de luz). Mas no fim das contas deu tudo certo. Se eu pudesse mudar algo, seria procurar me acalmar nos dias próximos a data e teria feito um cronograma melhor de horário.

❤️

Já baixou nosso checklist? Clique aqui e baixe GRÁTIS!

❤️

Qual o recado que você gostaria de deixar para as noivas?

O que eu gostaria de passar contando a minha experiência é que independente das circunstâncias, se o casamento for o seu sonho, não desista!
Não tenha medo do que as pessoas irão pensar ou falar, pois esse será o dia de vocês. Você e o amor da sua vida. Faça o que conseguir fazer, peça ajuda se necessário, procure alternativas, use a imaginação.
Quem te ama estará lá, irá se dispor a ajudar se puder.
E não esqueça, algo que eu e o meu amor sempre falávamos: “o importante é você estar lá” ❤️

Fornecedores:
Fotografia: Miriane Figueira
Espetinhos: Churras Filé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *